Máscaras de Papel

20 Jul / 16h às 19h – BI.zinho – Atelier com Sharmin Mow

A máscara é um objeto usado sobre ou à frente do rosto para esconder a identidade de uma pessoa ou pelas suas próprias características para se transformar noutro ser. Essa característica essencial de esconder e revelar personalidades ou humores é comum a todas as máscaras. Como objetos culturais, eles foram usados ​​em todo o mundo em todos os períodos e foram tão variados em aparência quanto em seu uso e simbolismo.

As máscaras foram projetadas para inúmeras variedades, desde as mais simples “False Faces” rudimentares sustentadas por uma alça até completar os revestimentos de cabeça com partes móveis e rostos ocultos engenhosos. Entre os materiais utilizados estão a madeira, metais, conchas, fibras, marfim, argila, chifres, pedras, penas, couro, pele, papel e tecido. Eu respeito minha cultura, Bangla. É uma das culturas antigas enriquecida com um roteiro e linguagem próprias, literatura, música, arte e dança. Eu também adoro aprender como pessoas de outras culturas vivem e se comportam, isso ajuda-me a entender e apreciar essas culturas, por isso sempre mantenho minha mente aberta a coisas novas.

O meu trabalho nem sempre é para uma galeria ou para uma parede interior; às vezes faço trabalhos para espaços abertos ou de rua. O espaço aberto dá-me a liberdade de fazer coisas em grande escala. Eu adoro fazer máscaras. A máscaras representam a nossa tradição , cultura e estilo. Para mim o mais importante é representar a nossa arte popular. As principais características é serem símbolos não religiosos. Muitos amantes da arte colecionam essas máscaras para decoração de casa. Você pode facilmente fazer uma decoração de parede com máscaras tradicionais ou modernas.