Manifesto

Desde 2014 que acontece anualmente, em pleno Largo do Intendente, o festival cultural Bairro Intendente em Festa, que tem vindo a devolver à cidade um lugar que nas últimas décadas havia caído/ caiu no esquecimento. A acção cultural deste festival foi / é sem dúvida uma das alavancas para o desenvolvimento deste bairro, mas é também uma ferramenta de intervenção e posicionamento na relação com os efeitos destas transformações.

Em 2019, o Festival realiza-se entre 4 e 21 de Julho, e continuamos a trazer para mote da programação a “Memória e Projecção de um Bairro”. Alargamos o grupo de programação a novos parceiros, bem como a novas ruas, artérias e espaços, promovendo a dança, performance, exposições, debates e festa!. A música continua a marcar presença no Palco central do Largo do Intendente. No fim-de-semana de abertura temos a criação de Tiago Pereira e Sílvio Rosado, “O Intendente é um Lugar Psicológico”, um projecto de Cine Performance Musical que vem “remisturar o local”, levando ao centro de cena o património oral e musical tradicional deste bairro e dos que nele vivem há mais tempo.

Teremos também a Lisbon Poetry Orchestra com o espetáculo dedicado a vários Poetas Portugueses,  onde certamente um das homenagens será dedicada ao centenário da Sophia de Mello Breyner.

Mas como a tradição do Bairro é também intercultural, chegam-nos da Índia os BARMER BOYS  que são os ‘embaixadores globais do povo contemporâneo de Rajastão e da música Sufi’, fundindo o gipsy folk, sufi e beatboxing. They Must be Crazy é um projecto formado por músicos baseados em Lisboa, e muitos deles já pisaram o nosso palco com outros projectos. Trazem-nos o Afrobeat com uma poderosa secção de sopros, e uma secção rítmica que soa a um só, conseguindo criar um groove com a sua própria personalidade e irreverência. Num diálogo intercultural que nos vem caracterizando, entre Oriente e o Ocidente, convidamos o concerto do quarteto do alaudista/compositor Libanês Rabih Abou-Khalil, o acordionista Luciano Biondini, o percussionista norte-americano Jarrod Cagwin e a voz inigualável do fadista Ricardo Ribeiro. O como a comunidade brasileira tem uma grande predominância na nossa cidade marcam também presença os Rosa Neon, uma banda formada por Luiz Gabriel Lopes (Graveola), Mariana Cavanellas, Marina Sena (A Outra Banda da Lua) e Marcelo Tofani, artistas já conhecidos na cena independente por seus trabalhos solo e outros projetos. Mas também os mais novos da Orquestra Geração arriscam um repertório de diversidade trazendo como sua convidada a cantora Cabo Verdiana Maria Alice.

Neste último ano do ”Plano de Desenvolvimento Local” do Gabip Almirante Reis, assinalamos a sua ligação ao Bairro em Festa com o projecto NEXT STOP – arte multicultural no Metro de Lisboa, numa re-programação de artistas de várias nacionalidades que passaram por processos participativos de residência e criação. Os originais das obras visuais que encontram nas estações do Metro do Intendente e Anjos estarão pelo Intendente, bem como as instalações multimédia que ocupam as montras do Largo. A dança vai  “Saltar das Paredes”, celebrando o património cerâmico com Leonor Keil, e não só! Entre vários  projectos, foi nestas paragens que nasceu, com a direcção do músico e compositor Nicolás Farruggia, a LIBÊ – Lisbon Buskers Ensemble, que junta músicos que transitam entre o palco e a rua, para apresentar um repertório musical inédito composto a partir de textos escritos por poetas internacionais.

Na edição de 2018 introduzimos a todo o festival a componente tão necessária da sustentabilidade ambiental e ecologia. Para além da utilização de materiais compostáveis e na recolha selectiva dos lixos de todo o recinto, tivemos também uma forte de componente de actividades de programação artística ligadas a estas preocupações. Pretendemos por isso, não só dar continuidade como alargar a escala das medidas a implementar.

Como habitualmente, há ainda várias actividades dirigidas ao público infantil, bem como feiras, passeios e visitas, ateliês, aulas abertas, instalações, teatro de rua e sessões de cinema.

O Intendente será sempre um ponto de chegada e de partida mas com tudo isto tentamos que seja, sobretudo, de encontro.


DIRECÇÃO ARTÍSTICA e EXECUTIVA: Marta Silva
PROGRAMAÇÃO E PRODUÇÃO EXECUTIVA: José Dias, Marta Silva e Raquel Fernandes
DIRECÇÃO TÉCNICA: Eduardo Cunha
COMUNICAÇÃO: Filipa Penteado, José Dias
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO: Ana Catarina Louro e Mariana Tugui
DESIGN: 004 F@#ing Ideas | Rodrigo Saias, Sara Fortes da Cunha (Produção)
ILUSTRAÇÃO: Atelierser – Bruno Lavos Marques e Diogo Decalle

VÍDEO: Tiago Leão
FOTOGRAFIA: Ivo Rodrigues
VOLUNTARIADO: Creusa André, Enamul Hoque, Gabriela Forjaz, Mariana Tugui, Ricardo Calapez, Ricardo Santos, Stella Gomes (e outras valiosas pessoas que ainda se juntarão a nós!)
LOGÍSTICA: Rosa Maria, Kely Martins
ENTIDADES PROMOTORAS: LARGO Residências; EGEAC; Câmara Municipal de Lisboa; Junta de Freguesia de Arroios
ENTIDADES PARCEIRAS DE PROGRAMAÇÃO: Colectivo Bairro Intendente: A Vida Portuguesa, Bike Pop, Clube Atlético de Arroios, FabLab Lisboa, Gambuzino, Gindungo, Hotel 1908 / Restaurante Infame, LARGO Residências, Mob – Espaço Associativo, Nãm, O das Joanas, Oficinas, PBFA – Portugal Bangladesh Friendship Association, Produtos e Territórios – Loja do Intendente, Sirigaita Espaço Associativo, SOU Associação Cultural e Viúva Lamego.
APOIO À COMUNICAÇÃO: 004 F
@#ing Ideas; Autoridade de Turismo de Lisboa; Cemusa; MOP; Metropolitano de Lisboa
APOIOS: Barcabela, Bioethic, Cervejaria Ramiro, E Tem Dente, Ghoroa, Gráfica Digital, Hamburguês, Libertas, Josephine Bistrô-Bar, Polícia Municipal de Lisboa, Recheio, Spicy Restaurante and Grill, Raduni